segunda-feira, 30 de agosto de 2010

Escândalo no Cricket...Ofusca problemas com enchentes no Paquistão


KARACHI — Uma partida de críquete com resultado supostamente manipulado contra a Inglaterra provocou um autêntico terremoto no Paquistão, onde o esporte é muito popular, e fez com que muitos esquecessem por algumas horas a difícil situação provocada pelas devastadoras inundações no país.
O tabloide britânico News of the World revelou no domingo que um de seus repórteres se fez passar por representante de um corretor de apostas e pagou 150.000 libras (mais de 200.000 dólares) a um intermediário, que em troca repassou com antecedência o número de faltas que seriam cometidas pelos jogadores paquistaneses.
Como informou o intermediário, os jogadores paquistaneses cometeram as faltas previstas na partida em que o Paquistão perdeu para a Inglaterra, disputada em Londres durante quatro dias, de quinta-feira a domingo.
Segundo o jornal, pelo menos dois atletas da seleção asiática aceitaram subornos para para cometer faltas de propósito.
Após as revelações do tabloide, a polícia de Londres abriu uma investigação e prendeu o intermediário, mas o liberou após o pagamento de fiança na noite de domingo, sem qualquer acusação até o momento.
A polícia também interrogou o capitão da equipe do Paquistão, Salman Butt, e os dois jogadores acusados pelo News of the World de terem cometido as faltas suspeitas.
Em um país onde o críquete é um esporte muito popular, no qual os terrenos baldios, dos bairros miseráveis até as zonas ricas, viram campos de jogo improvisados e onde os jogadores são estrelas que ganham milhões de dólares, o escândalo domina o noticiário.
Pela primeira vez em um mês, os canais de televisão deixaram de lado as dramáticas imagens das vítimas das inundações, que afetam mais de 20% do território e um em cada 10 habitantes.
Esta é uma das maiores catástrofes da história do Paquistão, agravada pela fuga em massa de pessoas para o sul e que podem ser vítimas de epidemias e da fome.
O primeiro-ministro Yousuf Raza Gilani já anunciou a abertura de uma investigação sobre a partida manipulada, um escândalo que para ele "cobre o país de vergonha".
O principal jornal em língua inglesa do Paquistão, The News, destaca "nossa maior vergonha" e pede a "expulsão de todos".
Já o Daily Jang, principal jornal em hindi, afirma que "a corrupção continua corrompendo nosso país", em referência às suspeitas de fraudes no governo de Zardari.

Fonte: Terra Esportes

Nenhum comentário: