sábado, 26 de novembro de 2011

Procuram-se atletas para Seleção feminina de críquete

Ao contrário do que ocorre na maioria dos esportes, a Seleção Brasileira feminina busca jogadoras para completar a equipe de 11 integrantes, de olho na Copa América de 2012


Publicação:

04/11/2011 09:37
 

Atualização:

04/11/2011 09:39
Na maioria dos esportes, os atletas percorrem um longo caminho até conseguir ingressar na Seleção Brasileira. Antes, costumam passar pelas equipes de base, participar de campeonatos e encarar diversas seletivas. Mas a dificuldade do críquete, modalidade criada na Inglaterra e ainda pouco comum no país, está em atrair novos atletas — inclusive para o time nacional.

Atualmente, a Seleção feminina é composta por oito jogadoras — sete delas são de Brasília, onde a equipe treina. Para competir, são necessárias ao menos 11, mas o ideal seria ter ainda duas reservas. O time sofre com o desfalque há cerca de um ano. No último campeonato, o Sul-Americano, disputado em agosto, aqui na capital federal, a equipe teve de improvisar atletas de última hora. E até uma estrangeira, encontrada na Embaixada da Inglaterra, acabou sendo convocada.

Com o fim da temporada de competições — pelo menos duas ao longo do ano —, as meninas buscam novas parceiras para os jogos de 2012. Em fevereiro, já está marcado um torneio na Argentina e, em agosto, ocorre uma das disputas mais importantes da modalidade, a Copa América. Mesmo com a proximidade, elas dizem que ainda dá tempo de começar a treinar e ter um bom desempenho.

Prova disso é a estudante de educação física Ana Elisa Vicentin, 21 anos, há um ano no críquete. Três meses após entrar na Seleção — sendo que, antes, ela sequer conhecia as regras do esporte —, a atleta foi ao Chile competir no Sul-Americano. Lá, Ana foi eleita a melhor jogadora de uma das partidas e, ao voltar, recebeu o título de revelação de 2010. “Eu gostei muito do críquete. É bastante heterogêneo, qualquer pessoa, de qualquer idade, pode participar. Sem contar que nos divertimos muito nos treinos”, conta a estudante, que também já jogou futebol, handebol e basquete.

A equipe feminina, apesar da dificuldade em ganhar novos integrantes, comemora um feito até então inédito. Por ser bastante tradicional em outros países, principalmente os europeus, a primeira Seleção Brasileira masculina foi composta apenas por atletas estrangeiros. Já a equipe das mulheres, criada há cinco anos, nasceu  completamente brasileira. “Esse é o maior sinal de que, aos poucos, o esporte está entrando na cultura do país”, comenta Juliana Brito, veterana na equipe.


Saiba mais
A Seleção feminina de críquete treina três vezes por semana, nos gramados do Clube Nipo. Interessados em começar a praticar podem entrar em contato com a equipe pelo e-mail julianalis.brito@gmail.com.

Fonte: http://www.superesportes.com.br/app/19,66/2011/11/04/noticia_maisesportes,25191/procuram-se-atletas-para-selecao-feminina-de-criquete.shtml

Nenhum comentário: