sábado, 25 de dezembro de 2010

40 Anos da Criaçao do ODI (One Day Internacional)

O Criquete ele em sua historia sempre foi lembrado por um jogo que dura muitos e muitos  dias, na verdade nos primordios do século XVII quando da sua criaçao as partidas de criquete chegava a durar semanas. A primeira tentativa de amenizar isso foi no ano de 1877 quando a modalidade test match foi criada.

A partir disso o criquete conseguiu se tornar um produto mais interessante para o radio e posteriomente para a tv . Contudo mesmo as partidas tendo diminuido de semanas para dias , Com o aumento de seleçoes de criquete , ficou provado que era inviavel que todas as seleçoes jogassem partidas test. foi a partir dai que comecaram os esforços para achar um jeito de diminuir a duraçao das partidas de criquete.

No entanto apenas em 5 de Janeiro de  1971,  foi lancado um formato de jogo de criquete mais reduzido, O formato ODI (One Day International), Ele trouxe varias inovaçoes para o criquete a primeira delas foi a variaçao de uniforme. Quando so existia a modalide test as equipes eram  obrigadas a jogar sempre de branco. alias os dois times jogam de branco. a unica coisa que diferenciava um time do outro era o escudo dos uniformes de ambo os times.

Com o test foi permitido que cada seleçao cria se seu proprio uniforme. ficando sendo obrigatorio o uso do uniforme branco apenas nos jogos test match. Outro beneficio que o jogo terminava no mesmo dia que comecava ou seja nao durava varios dias como no test. ja que o numero de Overs num ODI varia entre 40 a 50 por partida quanto que no test pode chega 200 a 300 overs por partida . ps; alem do odi existe hj uma modalidade chamada t20 que cada partida tem apenas 20 overs ou seja dura menos da metade que o jogo odi.

Torneios que sao disputados em ODI:
Copa do Mundo de cricket
Eliminatoria da Copa do Mundo
ICC Champions Throppy
ICC Americas Championship

Observaçoes:
* Estarei entrando de ferias do blog voltarei a partir do dia 5 de janeiro falando Ashes cricket nao percam.
* Saiu na revista ESPN na paginas de eventos mençao ao tradicional evento Cricket Ashes , O espaço pro cricket foi pequeno na revista mas mesmo assim foi interessante o cricket ter sido lembrado.
* Para finalizar nao podia deixar de desejar a todos os leitores do blog e curiosos do cricket que aqui passaram um Feliz Natal e um prospero Ano Novo a todos vcs, O ano que vem teremos Copa do Mundo de Cricket entao sera um ano repleto de informaçoes sobre o esporte aqui no blog.

Nenhum comentário: