sábado, 26 de setembro de 2009

Esporte Curioso: O Futebol Australiano




Depois de muito tempo sem atualizar "Esporte Curioso" essa sessão esta de volta... E dessa vez vamos falar do Futebol Australiano... não você não leu errado é Futebol Australiano mesmo... rs, Esse esporte lembra muito pouco o Futebol Americano e o Futebol Inglês.


No entanto esse esporte pouco lembra o Futebol Inglês e por incrível que pareça também é pouco parecido com o futebol americano... O que explica isso é a formaçao do esporte que surgiu como uma variaçao do rugby e do cricket . Sim do cricket. o campo aonde é praticado o esporte é identico ao campo oval dos jogos de cricket...


História do Futebol Australiano:
  As regras do jogo foram regulamentadas em 1859, porém a primeira partida foi disputada um ano antes com regras improvisadas. Tem características que derivam em parte do futebol gaélico (Em breve falaremos dele no esporte curioso)  e em parte do rugby. Em 1877 no estado de Victoria foi organizada a Victorian Football Association com 12 equipes e em 1897 sempre no mesmo estado foi criada a Victorian Football League com 8 equipes. Com a adesão de equipes de outros estados em 1989 foi criada a Australian Football League.


Equipamentos:

O Futebol Australiano é composto pelos seguintes acessorios:


O uniforme:
  os jogadores usam uma camiseta e um short curto (tipo o que era usado no futebol nos anos 80) que contem o logotipo do time ou da seleçao que defende.


A Bola:
A bola do futebol australiano em jogos oficiais geralmente é da cor vermelha (para jogos diurnos) ou amarela (para jogos noturnos). Ela é parecida com a bola de rugby, só que é menor e mais arredondada, tem entre 72 e 73cm de comprimento por entre 54,5 e 55,5 cm de diâmetro. ela tem um formato parecido com de um limao


Regras:
O jogo é praticado em em campo oval de comprimento entre 135m e 185m de comprimento, por entre 110m e 155m de largura (o mesmo tamanho e formas usados no Cricket), com uma linha curva de 50m de raio em relação ao gol.
O futebol australiano assim como rugby e futebol americano é um esporte de contato. O jogo é disputado por 2 equipes de 18 jogadores em quatro tempos de 20 minutos cronometrados começando quando o juiz (chamado de umpire) no centro do campo bate a bola com força ao chão, fazendo-a levantar podendo ser pega por qualquer uma das duas equipes (algo similar ao basquete). O jogo é praticado segurando-se a bola com a mão e batendo-a no chão a cada 15 metros.






Passe

Existem duas formas de se fazer passe:
  • Esmurrando a bola para o outro jogador
  • Chutando a bola, e caso ela não caia no chão antes de ser pega dá-se o direito de se fazer um passe sem risco de ser tocado.

Pontuação

Os pontos são marcados chutando-se a bola entre as traves, no trajeto a bola não pode tocar em nenhum outro jogador nem no chão. Existem 2 tipos de pontos:
  • Goal (6 pontos): Quando a bola passa entre as 2 traves centrais
  • Behind (1 ponto): Quando a bola passa entre as 2 traves laterais esquerdas ou direitas.
Muitas vezes na forma de como os pontos são mostrados utiliza-se 3 números, por exemplo: "37 (5.7)", o primeiro número é o resultado do jogo, o segundo número foi o número de goals (6 pontos) que o time marcou, e o terceiro número é a quantidade de behinds (1 ponto) marcados.

Principais Competiçoes:
 A Copa Internacional de Futebol Australiano é uma competição internacional envolvendo seleções de futebol australiano organizada pela AFL com o objetivo de promover o esporte fora da Austrália.














A primeira edição do campeonato foi em 2002 e inicialmente era planejada para acontecer a cada 3 anos, sendo que atualmente a AFL optou por faze-la a cada 4 anos. Todas as edições do torneio foram disputadas na Austrália.
Brasil:

O Brasil ainda esta engatinhando no futebol australiano existem alguns times de futebol australiano em algumas cidades do Brasil inclusive recentemente o time chamado Carnaval Futebol A.C disputou uma partida contra o time de futebol australiano chamado Santiago de los santos... no dia 20 de Julho no rio de janeiro... O brasil junto com o Chile e Bermudas tenta se tornar afiliados da AFL Internacional. e criar uma competiçao das americas que envolva seleçoes do Brasil, Chile, Bermudas, Canada, eua e Argentina Contudo a nossa vizinha Argentina disputa com frequencia competiçoes organizadas pela AFL.  Espero que tenham gostado da reportagem e nao se preocupe eu darei sempre noticias sobre os esportes mencionado no topico esporte curioso fiquem ligados.


Historia do primeiro cluble de Futebol Australiano o Carnaval F.C:


Ausssie Regras começou no Brasil em fevereiro de 2009 com a criação do clube que foi apelidado de  "O Carnaval", composta principalmente dos australianos residentes em todo o país. Com o passar do tempo esse ficou sendo o nome do clube Canaval F.C ou Carnaval F.A.U (au vem de Australia)
O Carnaval foi coordenada pelo comissário de Comércio australiano Greg Wallis Ex jogador de Futebol Australiano Profissional, que assumiu o desafio de criar um time brasileiro para uma partida contra o Santos Santiago do Chile, após um encontro com o presidente Robert Santos Spurr. A primeira partida entre o Santos e Carnaval teve lugar no Rio de Janeiro, 20 de junho de 2009. Uma partida em Buenos Aires contra a seleção argentina está prevista para dezembro de 2009 ou inicio do ano de de 2010.



                                   Carnaval F.A.U


Links interessantes sobre o tema:
http://www.afl.com.au/
http://pt.wikipedia.org/wiki/Futebol_australiano
http://www.worldfootynews.com/article.php/20090608091555787

Um comentário:

Unknown disse...

OLÁ COMO VAI, FIQUEI SURPRESA EM SABER QUE O BRASIL TEM TIME DE CRICKET, PENA QUE NÃO PUDE VER O JOGO ENTRE BRANGLADESH VS INDIA. GOSTARIA DE SABER QUEM GANHOU,POIS TENHO AMIGOS NOS DOIS PAISES.