segunda-feira, 15 de junho de 2009

Cricket na Guiana Parte III


A era pré- e pós-independência, 1956-1975

Esses anos foram importantíssimos para o críquete na Guiana por causa de três fatores principais: primeiro, o País recuperou prestígio no cricket regional novamente – fato que não ocorria desde 1937; segundo, pela primeira vez Berbice passou a ser uma potência do cricket nacional; e terceiro, a Guiana Britânica começou a colaborar com o cricket das Índias Ocidentais.

Tais progressos estão intimamente ligados com a aparição, na segunda metade dos anos 1950, de quatro jogadores considerados heróis de Bourda: o girador, Lance Gibbs, e os três batedores de Berbice,Rohan Kanhai, Basil Butcher e Joe Solomon. A contribuição dada por eles foi estendida com o advento, nos anos 1960 e começo dos 1970, de três outros heróis: o batedor canhoto Clive Lloyd, Roy Fredericks e Alvin Kallicharran.

O batedor guianense de maior sucesso dessa época foi Butcher, que conseguiu marcar sete centos em Bourda, dois a mais que Solomon, Fredericks e Kanhai. Seus feitos, no entanto, foram superados por Garfield Sobers, o mais renomado batedor em Bourda entre 1956 e 1975. Nesse período, ele pontuou sete centos,dois em jogos intercoloniais e cinco em testes, incluindo um cento em dois tempos (125 e 109 nós) in a testecontra o Paquistão em 1958. Sobers possui o recorde pelo maior número de corridas e séculos em testes de Bourda (853 corridas, 94,77 em média).

Os últimos trinta anos, 1975-2005

Houve vários jogadores heróicos em Bourda nesse período. Entre eles estão os feitos de dois giradores guianenses, Clyde Butts e Roger Harper. Em jogos intercoloniais, Butts teve a melhor performance de tempo, 7 para 40 contra Trinidade e Tobago em 1993, enquanto Harper obteve a melhor análise de jogo, 11 por 102 contra Barbados em 1984. Por cinco vezes em partidas em Bourda, nos anos 1980, Butts capturou pelo menos cinco wickets em um tempo.

Em tempos recentes, os principais heróis de Bourda têm sido as duas estrelas locais: Carl Hooper e Shivnarine Chanderpaul. Hooper é famoso por resultados que contribuíram imensamente para o sucesso da Guiana. Particularmente impressionante, foram suas façanhas no torneio regional de 2001 quando marcou 954 corridas, incluindo quarto centos e quarto de cinqüenta, em 12 tempos em uma média de 95,40 corridas em um tempo, pegando 11 arremessos e capturando 25 wickets de 25,42 corridas cada.

A aclamação de Chanderpaul tem sido, principalmente, por causa de sua produção como batedor em testes onde tem feito vários centos. Em 1998, por exemplo, ele marcou 118 contra a Inglaterra, o primeiro teste de centos marcado por um guianense em Bourda em 25 anos. O mais memorável tempo de Chanderpaul em Bourda, entretanto, é um incaracteristicamente agressivo contra a Austrália no dia inicial do teste de uma série de 2003. Ele fez apenas 69 entregas, no terceiro teste mais rápido de centos que já se fez em termos de bolas batidas.

Em resumo, a famosa arena de cricket do estádio em Bourda teve e continuará a ter heróis em sua história. Por sua reputação como o paraíso dos batedores, não é surpresa que a maioria de seus heróis sejam batedores. No entanto, o número relativamente pequeno de jogadores que tinham como função repassar a bola para os batedores é bem mais louvável.

Noticia tirada do site: http://www.embguyana.org.br/Cricketpt.htm

Nenhum comentário: