segunda-feira, 15 de junho de 2009

Cricket na Guiana Parte I

De longe a mais conhecida arena de esportes da Guyana, o famoso campo de cricket no distrito de Bourda está localizado na capital federal. Esse é o lar do mais antigo clube de cricket do Caribe, o Clube de Cricket de Georgetown (C.C.G.), fundado em 1858, 149 anos atrás.

Inicialmente, o C.C.G. não possuía estádio próprio. Por meio de um acordo especial com o Conselho da Cidade, o clube passou a utilizar o estádio do Conselho, o Parade Ground, para treinar e realizar partidas. Dificuldades, no entanto, apareceram entre o Clube o e Conselho, principalmente no tocante a quem seria responsável por manter e preparar a arena – particularmente para os jogos intercoloniais.

Tais dificuldades fizeram com que o C.C.G. adquirisse seu próprio campo, comprando e desenvolvendo um pedaço de terra. A nova facilidade logo substituiu o Parade Ground como o principal local para todas as partidas de primeira classe de cricket, começando com dois jogos entre a, então, Guiana Britânica e Barbados em setembro de 1887, onde o time da casa venceu com 108 corridas e seis wickets(espécie de equipamento utilizado no jogo de cricket).

A partir de 1960 outros locais, como o Rose Hall em Berbice, também começaram a ser usados para jogos de primeira classe. Bourda, no entanto, permanece como o único lugar para testes de cricket, jogado pela primeira vez em 1930.

A longa história dos jogos de primeira classe e do teste de cricket no estádio tem se destacado pelas numerosas e brilhantes performances de jogadores que deveriam ser considerados heróis. Essas performances podem ser encontradas em todos os cinco principais períodos cronológicos que tal história pode ser dividida:

Os primeiros anos, 1887-1909.

Os primeiros jogadores a se consagrarem heróis em Bourda são raramente lembrados. Os dois primeiros foram os guianenses Edward Wright e Hampden King que, além de ótimos batedores, eram também excelentes penetrative pace bowlers (jogadores responsáveis por passar a bola aos batedores). A participação deles nos jogos era sempre decisiva, o que levou a Guiana Britânica a ganhar o torneio regional intercolonial pela primeira vez em 1895 contra Trinidade e Barbados, em Bourda.

O terceiro herói desse período foi o capitão de Trinidade e excelente batedor de meio, Betle Harragin. Suas batidas de 73 e 53 em 1901 e um cento (123) em 1907, fizeram com que seu time derrotasse a Guiana Britânica por 75 corridas e nove wickets em dois jogos em Bourda.

Esses anos do críquete em Bourda foram seguidos por um período dominado, em sua maior parte, por um único homem: Cyril Rutherford Browne.

Nenhum comentário: