terça-feira, 2 de dezembro de 2008

O que e Lacrosse?

Foto: Um jogo da NLL
Oi pessoal hoje eu vou falar desse curioso esporte a Lacrosse. so que diferente do Croquet nao vou postar ele no topico Esporte Curioso ja que a Lacrosse possui uma liga bem famosa nos EUA , Chamada de NLL (National Lacrosse League). ALias quando começar a temporada 2008/2009 farei um topico so sobre a NLL. No entanto agora eu vou apresentar uma introduçao sobre o que e a Lacrosse...

Lacrosse é um esporte de equipe popular principalmente nos Estados Unidos e no Canadá, jogada por 10 jogadores (equipes masculinas) e 12 (equipes femininas), em que cada jogador usa um stick com uma rede (o crosse) onde através de passes e recepções de uma bola de borracha têm o objectivo de marcar gols rematando a bola para dentro da baliza do adversário.
A equipe é composta por três atacantes, três médios, três defesas e um guarda-redes. No Lacrosse masculino, os jogadores devem usar equipamento de protecção nas suas cabeças, ombros, braços e nas mãos.
O Lacrosse feminino é jogado da mesma maneira, com a diferença de que há mais dois médios por equipa. As jogadoras apenas usam protecção nos olhos (excepto a guarda-redes que usa mais equipamento: um capacete, caneleiras e uma protecção para os seios). O contacto não é permitido, apenas pequenos toques com o stick.

História
O Lacrosse foi o primeiro desporto dos indígenas americanos (antes do séc. XV), cada equipe era constituída por 100 a 1000 jogadores em campo, o qual se estendia de aproximadamente 457,20 metros à um par milhas de comprimento (usavam fronteiras ou limites naturais). Eram disputados para “ajustes de contas” inter-tribais. Os jogadores concentravam-se primeiro em lesionar os seus adversários com os seus “sticks” pois assim facilmente marcavam gols. Os jogos duravam desde o nascimento até ao pôr-do-sol ou mesmo durante dois a três dias. Com frequência os jogadores eram gravemente lesionados e até mortos. O Lacrosse desempenhou um papel significante na comunidade e na vida religiosa das tribos de todo o continente por muitos anos. Foi caracterizado pelo envolvimento espiritual profundo, pois jogavam com o objectivo de sentirem honra e glória por eles próprios e pelas suas tribos.
O jogo foi denominado Lacrosse por observadores franceses. O nome é possivelmente uma estenografia de uma frase como "le jeu de la crosse" (o jogo do pau).
Em 1856, Dr. William George Beers, um dentista canadense, fundou o Clube de Lacrosse de Montreal e em 1867 regulamentou a modalidade, encurtando a duração de cada jogo e reduzindo o número de jogadores por equipe (10 jogadores).
A partir do ano de 1900, escolas secundárias, colégios e universidades começaram a praticar o Lacrosse, disputado pela primeira vez nos Jogos Olímpicos de Verão do ano de 1904 e 1908. Em 1930, uma versão indoor do jogo, Box Lacrosse, foi introduzida no Canadá. Rapidamente tornou-se na versão dominante do Lacrosse nesse país.
A explosão desta modalidade foi facilitada pela introdução das cabeças do stick plásticas inventadas pela marca Baltimore (estado de Maryland) - fabricante da marca de equipamento STX (sticks) a partir de ano de 1970. Esta inovação reduziu o peso e o custo do stick, e fez com que o jogo tivesse passes mais rápidos e uma velocidade de jogo mais rápida.

A NLL começa dia 29 de Dezembro entao aguardem novidades...

7 comentários:

Anônimo disse...

esse e o mesmo esporte que o Dr House alvou um atleta em um dos episodios na 1 temporada? hehehe

Anônimo disse...

sim e o mesmo esporte que aparece no episodio de Dr House... alias parece que o house era jogador de Lacrosse na epoca da faculdade se nao estou enganado.

Luciana disse...

Gostaria de saber onde posso aprender a jogar lacrosse no Brasil ?
Luciana

Carlos Dimitris disse...

luciana .aqui no brasil infelismente nao existe um clube de lacrosse ou associaçao desse esporte contudo . a ESPN hd vai comecar a transmitir a NLL o ano que vem.

Carlos Dimitris disse...

luciana
ainda nao existe clubes de lacrosse no brasil. infelismente é um dos poucos esportes que nao temos filiaçao é a lacrosse e o futebol australiano.alias pór falar em lacrosse devido ao interesse do pessoal do jogo quando comecar em fevereiro ou março vou postar a tabela da NLL no espaço outros esportes. aguardem por novidades.

Marina disse...

Acho muuuuita pena nao terem lacrosse no brasil ainda, espero que um dia tenha porque estou morando nos EUA por um ano e começei a jogar na escola e estou amando, mas como vou voltar pro brasil nao vou mais poder jogar :((

Junior disse...

Joguei Lacrosse na High School. E realmente e um esporte super divertido, e que requere bastante preparo fisico pois requere muita agilidade e folego, e considerado um dos esportes mais rapidos de campo. Agora estou retornando ao Brasil e na esperanca de que em breve o lacrosse me acompanhe ate la. haha.