domingo, 27 de novembro de 2011

criquet chega a Poços de Caldas

Finalmente tem criquete no meu estado hehehe noticia ao lado:


Um jogo ainda pouco conhecido em algumas regiões do Brasil que utiliza bola e tacos, o críquete (cricket, em inglês), começa ganhar espaço depois que foi criada a Associação Brasileira de Críquete, cuja sigla é ABC.

Crianças aprendem os primeiros fundamentos do esporte.
O esporte começou no Sul da Inglaterra, durante o século XVI. Com características semelhantes ao basebol, esporte americano, o críquete buscou inspiração numa rudimentar disputa promovida na zona rural inglesa, chamada stoolball (na tradução simples seria bola de tamborete).
Um século depois a nobreza despertou interesse no esporte e aos poucos foram sendo inseridas modificações e adaptações até se tornar um esporte bastante admirado no Reino Unido, na Índia (devido a colonização inglesa) e no Paquistão.

No Brasil
O Cricket teve início há cerca de 200 anos na América do Sul, ele é praticado em quase todos os países do continente. No final dos anos 1800 e início dos anos 1900 clubes desportivos britânicos estabeleceram-se por quase todas as principais cidades do Brasil e também nas minas de propriedade britânica situadas no estado de Minas Gerais.
Rio Cricket and Football Club - RCAA, no Rio de Janeiro, foi fundado em 1872, e o Clube Atlético de São Paulo – SPAC surgiu em 1888.

restante da materia no site ao lado:  http://www.pensapocos.com/?p=3264


Mais um pouco de Futebol Australiano

Atendendo a pedidos eu estou postando mais uma materia sobre o Futebol Australiano. A materia foi tirada do site Papo de Homem. Materia abaixo:



Realiza aí na sua cabeça o seguinte cenário: Uma mistura de futebol americano com rugby, mas jogado em um campo oval e escroto. Esse é o Futebol Australiano, conhecido por lá como Aussie rules e coloquialmente apelidado como… footy. Quase fofo.

A desenvoltura de Ted Whitten, ídolo do "footy"
Creio que não precisamos entrar nos méritos e nas regras desse esporte, mas sim na plasticidade de jogada que ele pode promover.
O post original tinha o equivocado título de ”Amazing Rugby Catch” (jogada fantástica de rugby). Logo entre os primeiros comentários, tinha a observação que mudou a cara e o título dessa publicação: “It’s not rugby, it’s Aussie Rules Football, very different sport” ou, em um livre tradução de minha parte, “Issaê né rugby não. É futebol australiano, outra parada de esporte, mermão” . Tapa na cara dos ignorantes (me incluo).
Pra falar a verdade, você não precisaria saber de nada disso para assistir maus de uma vez o vídeo abaixo. Mas quem disse que não tem como ficar, de certa forma, mais inteligente mesmo com as coisas mais triviais, não?

Fonte:  http://papodehomem.com.br/nao-e-rugby-e-futebol-australiano/

comentario: Tomara que aconteca o jogo entre a  Argentina e Brasil no  Aussie  o jogo era pra ter acontecido esse ano mas foi adiado devido a falta de data das AFL para a realizaçao do jogo . :(

sábado, 26 de novembro de 2011

josé Trajano sai da direçao d jornalismo da ESPN

Na última sexta (28), o jornalista José Trajano se despediu da ESPN Brasil, onde atuava há anos como diretor de jornalismo.

Nos bastidores da emissora o clima era de muita emoção e choradeira.

Em conversa com a coluna Outro Canal, Trajano ironizou a tristeza de seus colegas dizendo que "ninguém morreu e que continuará tudo igual".

O jornalista ainda desmentiu boatos de que iria para a Fox Sports, que chega ao Brasil nos próximos meses, e explicou que deixou o comando da ESPN porque "perdeu o foco do que gosta de fazer para cuidar de coisas burocráticas".

Narrador e apresentador do "Linha de Passe", João Palomino assumirá a direção de jornalismo do canal.

Fonte: http://natelinha.uol.com.br/noticias/2011/10/31/jose-trajano-deixa-direcao-de-jornalismo-da-espn-brasil-151624.php

Twitter fala sobre mudanças na seleçao de criquete Indiana

Foi feito um anuncio atraves da rede social Twitter, Que pela priemria vez desde 2009 tera uma mudança na escolha do capital da seleçao do país do criquete. O capitao sera o bat Virender Sehwag. noticia completa sobre o  assunto ao lado:

ODIs: sigla para One Day International, que refere-se a um formato de competição de críquete. Nesta sexta-feira (25), Virender Sehwag foi anunciado como líder da seleção de críquete da Índia em um ODI pela primeira vez desde 2009.

Fonte: http://g1.globo.com/tecnologia/noticia/2011/11/assuntos-no-twitter-sexta-feira-25112011.html

Procuram-se atletas para Seleção feminina de críquete

Ao contrário do que ocorre na maioria dos esportes, a Seleção Brasileira feminina busca jogadoras para completar a equipe de 11 integrantes, de olho na Copa América de 2012


Publicação:

04/11/2011 09:37
 

Atualização:

04/11/2011 09:39
Na maioria dos esportes, os atletas percorrem um longo caminho até conseguir ingressar na Seleção Brasileira. Antes, costumam passar pelas equipes de base, participar de campeonatos e encarar diversas seletivas. Mas a dificuldade do críquete, modalidade criada na Inglaterra e ainda pouco comum no país, está em atrair novos atletas — inclusive para o time nacional.

Atualmente, a Seleção feminina é composta por oito jogadoras — sete delas são de Brasília, onde a equipe treina. Para competir, são necessárias ao menos 11, mas o ideal seria ter ainda duas reservas. O time sofre com o desfalque há cerca de um ano. No último campeonato, o Sul-Americano, disputado em agosto, aqui na capital federal, a equipe teve de improvisar atletas de última hora. E até uma estrangeira, encontrada na Embaixada da Inglaterra, acabou sendo convocada.

Com o fim da temporada de competições — pelo menos duas ao longo do ano —, as meninas buscam novas parceiras para os jogos de 2012. Em fevereiro, já está marcado um torneio na Argentina e, em agosto, ocorre uma das disputas mais importantes da modalidade, a Copa América. Mesmo com a proximidade, elas dizem que ainda dá tempo de começar a treinar e ter um bom desempenho.

Prova disso é a estudante de educação física Ana Elisa Vicentin, 21 anos, há um ano no críquete. Três meses após entrar na Seleção — sendo que, antes, ela sequer conhecia as regras do esporte —, a atleta foi ao Chile competir no Sul-Americano. Lá, Ana foi eleita a melhor jogadora de uma das partidas e, ao voltar, recebeu o título de revelação de 2010. “Eu gostei muito do críquete. É bastante heterogêneo, qualquer pessoa, de qualquer idade, pode participar. Sem contar que nos divertimos muito nos treinos”, conta a estudante, que também já jogou futebol, handebol e basquete.

A equipe feminina, apesar da dificuldade em ganhar novos integrantes, comemora um feito até então inédito. Por ser bastante tradicional em outros países, principalmente os europeus, a primeira Seleção Brasileira masculina foi composta apenas por atletas estrangeiros. Já a equipe das mulheres, criada há cinco anos, nasceu  completamente brasileira. “Esse é o maior sinal de que, aos poucos, o esporte está entrando na cultura do país”, comenta Juliana Brito, veterana na equipe.


Saiba mais
A Seleção feminina de críquete treina três vezes por semana, nos gramados do Clube Nipo. Interessados em começar a praticar podem entrar em contato com a equipe pelo e-mail julianalis.brito@gmail.com.

Fonte: http://www.superesportes.com.br/app/19,66/2011/11/04/noticia_maisesportes,25191/procuram-se-atletas-para-selecao-feminina-de-criquete.shtml

domingo, 20 de novembro de 2011

Morre um dos grandes simbolos do Apartheid


Basil D'Oliveira, um dos atletas do críquete mais expressivos da África do Sul, por conta do Apartheid, morreu neste sábado aos 80 anos. Nascido no país africano, D'Oliveira mudou-se para a Inglaterra em 1960 em busca de oportunidades como jogador críquete - por ser branco, D'Oliveira não era bem visto pelos africanos.
Em 1968, o jogador foi nomeado atleta do time inglês. No mesmo ano, a Inglaterra estava planejando uma excursão para a África do Sul, mas a viagem foi cancelada por recusarem a aceitar presença do jogador branco em seu país de origem.
D'Oliveira jogou county cricket pelos Worcestershire entre 1694-1980 e representou a Inglaterra em 44 testes, marcando 2,484 corridas.
Manchete de jornal em 1968, o caso de D'Oliveira marcou o começo do isolamento esportivo na África do Sul.
Depois de ser aprovado na equipe inglesa como substituto do machucado Tom Cartwright, o governo da África do Sul fez questão de deixar claro que a presença do jogador branco não era bem vinda no país.
O tour foi cancelado e o incidente culminou na proibição de laços esportivos de qualquer país com a África do Sul, que duraria até o início de 1990.
Nenhuma equipe oficial de qualquer país visitou a África do Sul até o Apartheid ser abolido, após a libertação de Nelson Mandela da prisão, em 1990.
Chefe-executivo do críquete na África do Sul, Gerald Majola prestou homenagem ao homem carinhosamente chamado de "Dolly", cuja saúde estava se deteriorando há algum tempo.
"Ele foi um homem com a verdadeira dignidade e um ótimo exemplo de alguém que foi extremamente prejudicado e as circunstâncias para tomar o seu lugar direito no cenário mundial", disse.
"As circunstâncias que impediram de percorrer o país de seu nascimento com a Inglaterra em 1968 levou diretamente à intensificação da oposição ao apartheid ao redor do mundo e contribuíram de forma relevante para o boicote esportivo que acabou por ser um 'calcanhar de Aquiles' do governo do Apartheid".
"Durante todo este período vergonhoso na história esportiva da África do Sul, Basil exibiu uma dignidade humana que lhe rendeu respeito e admiração em todo o mundo. Sua memória e inspiração vai viver entre todos nós. Em nome da família CSA eu gostaria de transmitir nossas simpatias para sua família e saudá-los em uma vida bem vivida", disse.
Já um OBE (Oficial de maior excelência do império britânico), em 2005 foi premiado com o CBE (Comandante de maior excelência do império britânico) no aniversário da rainha. Outra honra foi concedida a ele quando o "D'Oliveira Trophy" foi inaugurado.
O filho de D'Oliveira, Damian jogou críquete no condado de Worcestershire entre 1982 e 1995. Em agosto deste ano, seu neto Brett também assinou com o Worcestershire por um ano.
Fonte:  http://esportes.terra.com.br/noticias/0,,OI5478222-EI1137,00-Exjogador+perseguido+pelo+Apartheid+morre+aos+anos.html